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Detalhamento da Ferrovia

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Objetivo:

A ferrovia que interliga os estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo é integrante da segunda etapa do PIL Ferrovias. Os estudos técnicos ora apresentados foram desenvolvidos pelos Governos dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo e ofertados ao Governo Federal, propondo traçado referencial.

O traçado referencial atravessa 25 municípios e visa proporcionar o acesso ferroviário aos portos localizados nos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo. A ferrovia proposta se conecta com a malha concedida à MRS Logística S.A, no município de Nova Iguaçu/RJ e à Estada de Ferro Vitória Minas, concedida à Vale S.A, no município de Cariacica/ES.

O traçado proposto tem extensão de aproximadamente 580 km e foi concebido em bitola larga e mista. É um traçado moderno, com rampa máxima de 1% em ambos os sentidos que teve como diretriz evitar conflitos ambientais com as Unidades de Conservação Rebio União e Poço das Antas e minimizar conflitos socioeconômicos.


Histórico:

  • 27 de maio de 2013 a 28 de junho de 2013: ANTT realiza a Tomada de Subsídios nº 010/2013, com o objetivo de obter contribuições e informações adicionais sobre os estudos preliminares desenvolvidos para o trecho Rio de Janeiro/RJ – Vila Velha/ES.
  • 09 de junho de 2015: Governo Federal anuncia segunda etapa do PIL-Ferrovias, incluindo a Ferrovia Rio de Janeiro/RJ – Vitória/ES ao Programa.
  • 29 de junho de 2015 a 31 de julho de 2015: ANTT realiza a Audiência Pública nº 005/2015, com o objetivo de colher subsídios, com vistas ao aprimoramento dos estudos técnicos desenvolvidos pelos governos dos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Próximas etapas:

Consolidação das contribuições obtidas na Audiência Pública nº 005/2015 para aprimoramentos dos estudos técnicos. Envio ao TCU da documentação relativa ao processo de outorga e lançamento do edital de licitação.

 
 
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